Compressão de múltiplos e altos dividendos: Oportunidade no setor imobiliário?
Tem construtora que pode pagar até 20% de dividendo este ano.
Apesar da performance desanimadora no final do ano, um setor tem chamado a atenção pela força mostrada em suas operações. As prévias operacionais sobre os resultados do 4º trimestre de 2024 evidenciam que o setor de construção civil continua muito forte apesar da alta de juros.
As companhias do setor tiveram um ano difícil no mercado de ações. À medida que os investidores foram antecipando a alta de juros, foram penalizando as ações, entendendo que as vendas seriam afetadas com o aumento das taxas. Pelo menos por enquanto, não foi o que aconteceu. Na média as empresas estão aumentando a velocidade das vendas e apresentando números muito fortes.
E quando temos uma desvalorização da ação com uma melhora nos números, vemos uma compressão de múltiplos e taxas de retorno atraentes. Hoje é possível comprar construtoras top de linha a múltiplos como 4x o lucro desse ano.
Um exemplo de empresa que se destacou nas prévias é a Cyrela. A incorporadora superou as já elevadas estimativas dos bancos. Tanto em lançamento quanto em vendas contratadas.
Nos preços de hoje, tanto o Safra quanto o BBI avaliam a empresa a algo perto de 4,5 vezes o lucro para 2025.
Outro exemplo de empresa que tem feito um excelente trabalho e que está fora do radar da Faria Lima é a Moura Dubeux. Mais uma vez as últimas prévias evidenciaram como 2024 foi um ótimo ano para a maior incorporadora do Nordeste.
No geral, o setor tem vivido bons momentos. Mas é claro que esse cenário pode mudar. As maiores preocupações hoje devem ser reação da demanda às elevações de juros e o fantasma da inflação do setor que tem assustado. O INCC apresentou uma aceleração em 2024 frente ao ano anterior. Fiquemos atentos.
No geral gosto de várias construtoras listadas. Me chamam mais atenção Cyrela, Moura Dubeux e Direcional que pode pagar algo como 20% de dividendo esse ano.
Cyrela deve estar negociando perto de 4,5x enquanto Moura mais perto de 4x e Direcional a 6,5x mas com excesso de caixa.1
Em uma prateleira um pouco abaixo, também gosto de Lavvi e Cury. Nomes como Even, Eztec, Tecnisa e Gafisa entendo que não vivem as mesmas condições e prefiro ficar de fora.
Disclaimer: Disclaimer
Os conteúdos deste blog têm caráter exclusivamente informativo e educacional. As opiniões expressas refletem minha visão pessoal sobre investimentos, mercado financeiro e outros temas relacionados, mas não devem ser interpretadas como recomendações de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros.
Investimentos envolvem riscos, e cada pessoa deve realizar sua própria análise, considerar seus objetivos financeiros e, se necessário, buscar a orientação de um profissional qualificado antes de tomar qualquer decisão.
As relações preço/lucro são estimativas e projeções futuras do autor do blog.
E MRV? Não gosta ? Vi que você nao falou dela